Google+

English

Marcelinho da Lua lança novos takes de seu trabalho com Mad Professor

Em um gênero tão único quanto o dub, até as histórias por trás das obras se tornam ricas e complexas: em 2003, o DJ Marcelinho da Lua lançou seu álbum “Tranqüilo”, acumulando prêmios, shows no exterior e até fazendo parte da trilha sonora do videogame FIFA. O sucesso chamou atenção do produtor e engenheiro de som guianês Mad Professor, que se juntou ao carioca para remixar o disco ao estilo dub em “Mad Professor Meets Marcelinho da Lua In a Dubwise Style”, de 2004. Agora, a Deck lança versões alternativas dessas faixas em “Mad Professor vs. Marcelinho da Lua Tranquilo Dubs The Alternate Takes”, que chega aos aplicativos de música hoje (25). A Deck ainda disponibilizará, na próxima segunda-feira (28), no YouTube, o documentário “Dub U Crazy In Rio”, com os bastidores das gravações ocorridas há 16 anos.

Apesar de cada vez mais comum em outros gêneros musicais, a ideia de lançar takes alternativos é especialmente importante no dub. Surgido da mescla entre o reggae, ska e música eletrônica, o estilo tem sua criação muito baseada na manipulação de gravações pré-existentes. Assim, o engenheiro de som do estúdio modifica as sessões em tempo real, alterando vocais, pitch e outras características do som, como o riddim — a parte rítmica que dita o andamento do reggae e suas vertentes. A partir disso, Marcelinho e Mad Professor — que já trabalhou com nomes como Massive Attack e Perry Farrell — criaram diversas versões para cada uma das faixas lançadas em 2004, mas várias dessas estavam guardadas até agora. Dado que até as mínimas alterações podem dar cara nova às músicas, os novos takes surpreenderão até mesmo os ouvintes mais assíduos de “Mad Professor Meets Marcelinho da Lua In a Dubwise Style” e “Tranquilo”.

Enriquecendo ainda mais o trabalho, há a participação de grandes nomes da música brasileira, como Seu Jorge, Bi Ribeiro, Black Alien, Laudir Oliveira, BNegão, João Donato e Roberto Menescal. No repertório, destaque para clássicos como “Refazenda” (Gilberto Gil) e “Cotidiano” (Chico Buarque), além de autorais como “Tranqüilo” (Marcelinho da Lua/ Black Alien), entre outras.

Assim como “Mad Professor vs. Marcelinho da Lua Tranquilo Dubs The Alternate Takes”, o álbum “Mad Professor Meets Marcelinho da Lua In a Dubwise Style” pode ser ouvido nos aplicativos de música.

Ouça o álbum: https://madprofessormarcelinhodalua.lnk.to/TranquiloDubsAlternateTakesPR