Google+

English

Blog

Deck lança documentário com bastidores das gravações de Marcelinho da Lua e Mad Professor

DECK
29/09/2020
|
admin

Já está disponível no canal da Deck no YouTube, o documentário “Dub U Crazy In Rio”, com os bastidores das gravações ocorridas há 16 anos do álbum “Mad Professor Meets Marcelinho da Lua In a Dubwise Style”, de Marcelinho da Lua e Mad Professor. O repertório chegou recentemente aos aplicativos de música em novos takes, e agora o processo de criação, de 2004, pode ser conferido em cenas de bastidores.

Em 2003, o DJ Marcelinho da Lua lançou seu álbum “Tranqüilo”, chamando atenção do produtor e engenheiro de som guianês Mad Professor, que se juntou ao carioca para remixar o disco ao estilo dub em “Mad Professor Meets Marcelinho da Lua In a Dubwise Style”. A Deck, na última sexta (25), lançou então versões alternativas dessas faixas, em “Mad Professor vs. Marcelinho da Lua Tranquilo Dubs The Alternate Takes”.

O cineasta Jodele Larcher acompanhou as sessões de gravação do disco no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2004, dando origem ao documentário “Dub U Crazy In Rio”. Em meio às diárias de estúdio, Larcher captou os artistas comentando sobre suas carreiras, influências e, claro, sobre o álbum que criaram sob comando do produtor Rafael Ramos. Personagens importantes, como Black Alien, também participam tocando trechos do repertório. Marco Galvão (câmera), Federico Bardini (edição), Paulo Japiassú (legendas) e Lucilia Coelho (produção) completam a equipe técnica do filme.

Apesar de cada vez mais comum em outros gêneros musicais, a ideia de lançar takes alternativos é especialmente importante no dub. Surgido da mescla entre o reggae, ska e música eletrônica, o estilo tem sua criação muito baseada na manipulação de gravações pré-existentes. Assim, o engenheiro de som do estúdio modifica as sessões em tempo real, alterando vocais, pitch e outras características do som. A partir disso, Marcelinho e Mad Professor criaram diversas versões para cada uma das faixas lançadas em 2004, mas várias dessas estavam guardadas até agora.

Ouça o álbum: https://madprofessormarcelinhodalua.lnk.to/TranquiloDubsAlternateTakesPR


Chuck Hipolitho prepara álbum inédito

DECK
28/09/2020
|
admin

Em constante processo de composição, produção e tocando vários projetos simultaneamente, quando Chuck Hipolitho percebeu tinha gravado um disco. O álbum será lançado em novembro, mas na próxima sexta, dia 2 de outubro, chegam aos aplicativos de música “Mais Ou Menos Bem” e “Tudo Está”. Duas releituras, as faixas vêm dos mais diferentes contextos e reforçam a versatilidade do cantor, compositor e guitarrista.

A primeira, “Mais Ou Menos Bem”, é uma versão de “Más O Menos Bien” (Santiago Barrionuevo), da banda indie argentina El Mató a un Policía Motorizado — introduzida ao artista por Martin Mendonça, guitarrista da Pitty. Chuck logo teve a ideia de criar uma releitura em português e aproveitou o tempo de isolamento social para tirar o projeto do papel. “Quando chegou a pandemia, decidi gravar a demo dela. E é sempre assim: começo a demo e, quando vejo, estou fazendo a gravação definitiva”, explicou. “Tentei fazer uma tradução adaptando a letra a um repertório de linguagem e imagens próprio do Brasil”.

Já “Tudo Está” tem uma origem completamente diferente: a música faz parte da trilha sonora do desenho Hora de Aventura (Frederator Studios/Cartoon Network), do qual Chuck é fã tanto da obra quanto da trilha. Originalmente gravada como “Everything Stays” (Rebecca Sugar), sua letra, também na nova versão, aborda a perenidade das coisas. “A única constante é a mudança. A música fala um pouco disso”, completou.

A gravação dos singles, assim como do disco “Mais Ou Menos Bem”, foi feita em casa pelo próprio Chuck, que cantou, tocou guitarra e programou as baterias. O baixo e teclados de “Tudo Está”, assim como de algumas outras músicas do álbum, foram gravados por Guilherme Almeida, baixista da Pitty e parceiro de longa data em vários outros projetos. Depois de tudo gravado o material foi finalizado no Estúdio Tambor (RJ).


Breno Miranda lança releitura de clássico de Phil Collins

DECK
25/09/2020
|
admin

Nesta sexta-feira (25), Breno Miranda lança sua versão de um dos grandes sucessos da música internacional. Com uma roupagem moderna e beats da EDM, chega aos aplicativos de música “Another Day in Paradise”, originalmente de Phil Collins.

A releitura do hit de Collins conta com o próprio Breno nos vocais e nos arranjos. A ideia de regravar a música é, por si, uma junção das mais diversas influências musicais do mineiro. “Eu estava dedilhando a música no violão e batendo o pé ao estilo da percussão folk. Nisso, lembrei de coisas semelhantes que o Avicii fazia, juntando beats e instrumentos acústicos, e daí veio a luz para essa releitura”.
Breno Miranda se atentou aos mínimos detalhes para que a canção não perdesse sua essência e, ainda assim, soasse moderna e autêntica; desse modo, a melodia marcante que Collins criou em um sintetizador Roland D-50 foi assobiada por Breno, como comumente ele fazia ao ouvir, ainda criança, a versão original, passeando de carro com seu pai, fã de música oitentista. Além disso, o violão também se fez presente ao longo dos arranjos, sempre alinhado com batidas e filtros modernos.

Uma junção do passado e presente, “Another Day in Paradise”, que chega também com um lyric video, é mais uma novidade de um ano produtivo para Breno. Em 2020 o cantor, DJ e compositor já lançou os singles “Mais Um Dia” (com ONA BEAT) e “Mad” (com Monkeyz e Eternal Soul), além do EP “Origens”, no qual explora outras influências como o folk e reggae. Todo o material está disponível nas plataformas de música, pela Deck.

Ouça o single: https://brenomiranda.lnk.to/AnotherDayInParadisePR


Marcelinho da Lua lança novos takes de seu trabalho com Mad Professor

DECK
25/09/2020
|
admin

Em um gênero tão único quanto o dub, até as histórias por trás das obras se tornam ricas e complexas: em 2003, o DJ Marcelinho da Lua lançou seu álbum “Tranqüilo”, acumulando prêmios, shows no exterior e até fazendo parte da trilha sonora do videogame FIFA. O sucesso chamou atenção do produtor e engenheiro de som guianês Mad Professor, que se juntou ao carioca para remixar o disco ao estilo dub em “Mad Professor Meets Marcelinho da Lua In a Dubwise Style”, de 2004. Agora, a Deck lança versões alternativas dessas faixas em “Mad Professor vs. Marcelinho da Lua Tranquilo Dubs The Alternate Takes”, que chega aos aplicativos de música hoje (25). A Deck ainda disponibilizará, na próxima segunda-feira (28), no YouTube, o documentário “Dub U Crazy In Rio”, com os bastidores das gravações ocorridas há 16 anos.

Apesar de cada vez mais comum em outros gêneros musicais, a ideia de lançar takes alternativos é especialmente importante no dub. Surgido da mescla entre o reggae, ska e música eletrônica, o estilo tem sua criação muito baseada na manipulação de gravações pré-existentes. Assim, o engenheiro de som do estúdio modifica as sessões em tempo real, alterando vocais, pitch e outras características do som, como o riddim — a parte rítmica que dita o andamento do reggae e suas vertentes. A partir disso, Marcelinho e Mad Professor — que já trabalhou com nomes como Massive Attack e Perry Farrell — criaram diversas versões para cada uma das faixas lançadas em 2004, mas várias dessas estavam guardadas até agora. Dado que até as mínimas alterações podem dar cara nova às músicas, os novos takes surpreenderão até mesmo os ouvintes mais assíduos de “Mad Professor Meets Marcelinho da Lua In a Dubwise Style” e “Tranquilo”.

Enriquecendo ainda mais o trabalho, há a participação de grandes nomes da música brasileira, como Seu Jorge, Bi Ribeiro, Black Alien, Laudir Oliveira, BNegão, João Donato e Roberto Menescal. No repertório, destaque para clássicos como “Refazenda” (Gilberto Gil) e “Cotidiano” (Chico Buarque), além de autorais como “Tranqüilo” (Marcelinho da Lua/ Black Alien), entre outras.

Assim como “Mad Professor vs. Marcelinho da Lua Tranquilo Dubs The Alternate Takes”, o álbum “Mad Professor Meets Marcelinho da Lua In a Dubwise Style” pode ser ouvido nos aplicativos de música.

Ouça o álbum: https://madprofessormarcelinhodalua.lnk.to/TranquiloDubsAlternateTakesPR