Marcia Castro apresenta Pipoca Moderna

Marcia Castro apresenta Pipoca Moderna

Pipoca Moderna é o projeto da cantora baiana Marcia Castro que reúne no palco diversas cantoras da música brasileira, intercambiando seus repertórios e afinidades musicais, levando pra o público um show diferente a cada apresentação.

Marcia é inquieta e sua movimentação se reflete na quantidade e diversidade de parcerias que realiza, assim como na desenvoltura que apresenta ao trabalhar diferentes gêneros musicais, sempre imprimindo sua identidade de um modo que surpreende crítica e público.

Graduada na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, niciou-se na música aos 16 anos. Em São Paulo, para onde se mudou em 2008, parece ter assimilado com maior intensidade o caráter cosmopolita. Desde então, fez residência artística no Timor Leste, uma turnê na Turquia e criou o projeto “Pipoca Moderna”, no qual promove um intercâmbio artístico com cantoras de diferentes Estados brasileiros (Maryana Aydar e Ana Cañas/SP, Rita Ribeiro/MA, Cláudia Cunha/PA e as conterrâneas Mariella Santiago, Marcela Bellas e Manuela Rodrigues) e até mesmo do exterior (caso da cabo-verdiana Mayra Andrade).

“O meu percurso com a música sempre foi baseado em encontros. São eles a minha força motriz, são eles que despertam a minha curiosidade, a minha criatividade. Eles que me transformam. Esse projeto nasce de um desejo de levar para o palco essas conexões tão importantes em minha vida, que possibilitam as tantas transformações fundamentais no ofício de ser artista, um eterno ato camaleônico. Todas são cantoras amigas, pessoas que já participaram do meu percurso musical e pelas quais tenha um forte admiração. É um prazer poder dividir isso com o público em forma de música”. Marcia Castro

 

Marcia Castro

Quatro anos após a estreia de seu primeiro CD “Pecadinho”, Marcia Castro lança novo álbum chamado “De Pés no Chão”. A novidade é mais um passo na carreira da artista que tem se destacado rapidamente.

Agora, a baiana lança o segundo projeto afirmando mais ainda sua personalidade através da força de seu canto e da elegância e sagacidade de seu repertório. Para gravar “De Pés no Chão” (Deck), a cantora baiana fez uma grande pesquisa no cancioneiro nacional, procurando músicas que tivessem uma leitura contemporânea. Dessa garimpagem, várias pérolas surgiram. De Cartola e Herminio Bello de Carvalho, ela interpreta a quase inédita “Catedral do Inferno”. De Tom Zé e Hermes de Aquino, a divertida “Você Gosta”. De Gil e Jorge Mautner, “Crazy Pop Rock”. De Rita Lee, a faixa-título.

Marcia reverencia os Novos Baianos em dois momentos. “29 Beijos” (Moraes/Galvão), faixa de um compacto da fase roqueira do grupo, de 1971, recriado por ela num híbrido de samba e tango em dueto com Helio Flanders (Vanguart). E o megaclássico “Preta Pretinha”, atravessado por espirais de trompete, da mesma dupla autoral, e já incrustado no disco da virada do grupo, “Acabou Chorare” (1972). Ele vem associado ao samba duro “Gererê”, do grupo Terra Samba.

Em “De Pés no Chão” também há autores contemporâneos. Ela fez uma versão para “História de Fogo”, de Otto, e canta a inédita e belíssima “Lougradouro”, de Kleber Albuquerque. Produzido por ela em parceria com os músicos Guilherme Kastrup e Rovilson Pascoal, o CD tem apoio da Natura Musical e distribuição da Deck.

Desde 2007, com o lançamento do primeiro álbum, Marcia foi indicada ao Prêmio TIM/2008 como “Melhor cantora de pop-rock” (ao lado de Fernanda Takai e Vanessa da Mata), fez apresentação no Montreux Jazz Festival (Suíça) e acompanhou a argentina Mercedes Sosa em sua última turnê com shows no Brasil, Alemanha, Itália e Israel. Uma de suas canções fez parte da trilha sonora da novela da Rede Globo “Ciranda de Pedra”. A cantora ainda realizou gravações e participações em projetos junto a ícones da música brasileira, como Tom Zé, Moraes Moreira, Luiz Melodia e Jards Macalé. Tudo isso, para ficar em poucos exemplos.

SERVIÇO

Data: 27 de maio

Horário: 18h

Local: Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ)

– Av. Deputado Emílio Carlos, 3.641. Vila Nova Cachoeirinha. Zona Norte.

Entrada gratuita

www.marciacastro.com.br/pipocamoderna