Pedro Luís e Batman Zavareze lançam “Macro”

Pedro Luís e Batman Zavareze lançam “Macro”

Disco e espetáculo são dois dos resultados do processo de imersão cultural realizado no Lab Oi Futuro. As 13 faixas estão disponíveis nos aplicativos de música e o show de lançamento acontece em única apresentação, no Teatro Oi Casa Grande, no feriado de 20 de novembro.

Um show-experiência, em que a música será atravessada pela imagem e vice-versa, usando recursos poéticos e tecnológicos. Um álbum digital e um vinil, com atalho para uma experiência em realidade aumentada. Esses são alguns um dos resultados do Macro, projeto idealizado pelo cantor e compositor Pedro Luís e pelo artista visual Batman Zavareze, realizado em parceria com a Baluarte Cultura. Yuri Queiroga, que participou como produtor musical de todo o processo de imersão que ocupou durante um mês o Lab Oi Futuro, no Rio, faz dobradinha no palco com Pedro Luís, no espetáculo que tem as participações virtuais de Ney Matogrosso, Bianca Ramoneda, Jade Baraldo e Rubel. A única apresentação acontece dia 20 de novembro, às 20h, no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro, mesmo dia em que vai estar disponível o vinil do projeto. As 13 faixas inéditas foram liberadas nos aplicativos de música com distribuição da gravadora Deck.

“O Macro, parceria minha com Batman Zavareze, vem de nosso desejo de nos desafiarmos, expondo os limites, riscos, dúvidas e descartes do processo criativo. Nessa que imaginamos como uma primeira edição desse encontro, teremos 13 canções inéditas minhas e com parceiros, conversando com as criações visuais de Batman”, explica Pedro Luís, que sobe ao palco com Yuri Queiroga para tocar e disparar sons. Ambos vão estar envoltos pela obra visual de Batman, que vai possibilitar a interação com os convidados, presentes virtualmente.

Batman Zavareze definiu como encantadora a experiência no Macro. “Conseguimos mergulhar um mês em uma imersão, construindo música e imagem, e reunindo artistas que admiramos profundamente. O resultado final terá um flerte com muitas linguagens artísticas atravessadas do cinema, à música e ao teatro. Esta fronteira das artes – híbrida, inclassificável e extrapolada – me interessa profundamente”, reforçou.

Russo Passapusso é um dos parceiros de Pedro Luís nessas novas canções. É deles “TV Caô”, que ganhou, também, uma intervenção telefônica de Russo. Bianca Ramoneda faz uma participação poética, criando e interpretando um texto de autoria própria na canção “Dados / Lance” (Pedro Luís / Bianca Ramoneda); Rubel participa com voz, piano, guitarra e violão em “Na Contramão” (Pedro Luís / Roberta Sá / Vanessa da Matta); Jade Baraldo divide com Pedro Luís a autoria de “Faz um Carnaval Comigo”, da qual ela participa; Ney Matogrosso leva sua voz a “Pregos na Garganta” (Pedro Luís). Essas e as outras oito músicas vão estar, também, no vinil.

O projeto Macro fixou residência no Rio de Janeiro, de 21 de maio a 14 de junho, no Lab Oi Futuro, no Flamengo, como parte integrante do programa LabSonica, laboratório de experimentação no campo do som do Oi Futuro. O Macro nasceu da interação e dos esforços de uma mistura de equipes, instrumentos e vozes, que embarcou em um mergulho, uma travessia, um processo imersivo de criação, oferecendo janelas por onde essa construção pôde ser vislumbrada pela audiência, deixando-a penetrar em um território da instabilidade e das surpresas que um processo criativo possui.

Macro é patrocinado pela Oi, pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura – Lei do ICMS.

Sobre o Lab Oi Futuro

O Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, funciona como um laboratório para cocriação de projetos transformadores nas áreas de Educação, Cultura, Inovação Social e Esporte. Por meio de iniciativas e parcerias em todo o Brasil, estimulamos o potencial dos indivíduos e das redes para a construção de um presente com mais inclusão e diversidade.

Numa confluência entre as áreas de Cultura e Inovação Social, nasceu em 2018 o Lab Oi Futuro, espaço de coworking voltado para a economia criativa e para os negócios de impacto social, idealizado para impulsionar criadores de diversas áreas e startups sociais de todo o Brasil, selecionados por editais públicos. Com mais de 500m², o laboratório instalado no Rio de Janeiro abriga os programas LabSonica e Labora e oferece estrutura física e suporte técnico necessários para que seus participantes viabilizem seus projetos em um ambiente que estimula a produção colaborativa, a formação de redes e a inovação.

O LabSonica é o laboratório de experimentação no campo da música e do som do Oi Futuro, que oferece programas de residência, pesquisa, prototipagem e produção criativa para fazedores de todo o país selecionados por meio de editais públicos. O programa busca fortalecer o ecossistema da arte contemporânea e da música, estimulando a formação de redes de cocriação e apoiando criadores, selos e gravadoras independentes, em um ambiente propício para o desenvolvimento de projetos inovadores.

Sobre a Baluarte Cultura

A Baluarte Cultura é uma empresa especializada em consultoria e gestão cultural com mais de 90 projetos realizados no Brasil e exterior, em 14 anos de atuação. Acreditamos que a cultura é um poderoso meio de transformação social e por isso buscamos um mundo com maior potência criativa. Nosso negócio é a Responsabilidade Cultural: pensamos a cultura de forma estratégica para gerar impactos positivos para a sociedade e empresas. Desde 2015 somos Empresa B Certificada e integramos o movimento global de empresas melhores para o mundo. O Sistema B (http://sistemab.org) certifica e empodera empresas que estão comprometidas com a geração de impacto positivo na sociedade e no meio ambiente. Signatárias do Pacto Global, nossa atuação está alinhada ao fortalecimento de cinco objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pelas Nações Unidas para combater os principais desafios econômicos, sociais e ambientais do planeta.

“Macro” – Pedro Luís e Batman Zavareze
01. “Bem-Vindos” (Pedro Luís / Ivan Santos)
02. “Tecer o Mundo” (Yuri Queiroga / Pedro Luís)
03. “TV Caô” (Pedro Luís / Russo Passapusso)
04. “Cores do Fogo” (Pedro Luís)
05. “Sangue Soa” (Yuri Queiroga / Pedro Luís)
06. “Ainda Vivo” (Pedro Luís / Lucky Luciano)
07. “Dados / Lance” (Pedro Luís / Bianca Ramoneda) feat. Bianca Ramoneda
08. “Na Contramão” (Pedro Luís / Roberta Sá / Vanessa da Mata) feat. Rubel
09. “Se eu Merecer” (Pedro Luís / Ivan Santos)
10. “Faz um Carnaval Comigo” (Pedro Luís / Jade Baraldo) feat. Jade Baraldo
11. “Pregos na Garganta” (Pedro Luís) feat. Ney Matogrosso
12. “Vida de Zaguá” (Yuri Queiroga / Pedro Luís)
13. “Ondas de Jorge” (Pedro Luís)

Ficha Técnica
Concepção: Batman Zavareze e Pedro Luís
Direção geral: Batman Zavareze
Direção musical: Pedro Luís
Produção musical: Yuri Queiroga
Artistas convidados: Bianca Ramoneda, Jade Baraldo, Ney Matogrosso e Rubel
Gravação: Alex Miranda no estúdio LabSonica, Matheus Gomes no Estúdio Tambor
Edição sonora: Yuri Queiroga, Alex Miranda e Pedro Luís
Mixagem: Antoine Midani no Estúdio Midanix
Masterização: Ricardo Garcia no Magic Master

Ouça o álbum: https://pedroluis.lnk.to/BatmanZavarezeMacro