Consagrado baterista Cesinha lança seu primeiro disco solo

Consagrado baterista Cesinha lança seu primeiro disco solo

Após quase 40 anos de carreira como baterista em centenas de discos e milhares de shows com alguns dos maiores artistas da música brasileira, Cesinha sentiu uma inexplicável vontade de lançar seu próprio álbum. A vontade se concretizou, então, quando o violoncelista Federico Puppi se dispôs a dividir a produção e assim nasceu “Lá Pelas Tantas”.

O processo de gravação iniciou-se de modo usual: com Cesinha assumindo as baquetas e gravando sua parte de todas as músicas. Posteriormente, o baterista baiano foi atrás de amigos como Luiz Brasil, Mú Carvalho, Lucy Alves, Lucas dos Prazeres e Davi Moraes para que participassem das faixas.”Todas as músicas desse álbum tem uma relação muito longa e pessoal comigo. Eu toquei “Lá Pelas Tantas” com seu autor, Ricardo Ribeiro, num festival, aos 15 anos de idade. “Pororocas”, por exemplo, é um hit instrumental da Cor do Som. Luíz Brasil — que a compôs com Armandinho — foi o responsável por essa música tão linda quanto complexa estar aqui. Já “Mansão”, eu criei com Fernando Nunes quando nós morávamos juntos nos anos 90″, comenta.

Cesinha ainda aproveitou a oportunidade para ir além da ‘cozinha’ musical e gravar outros instrumentos. “Vários dos instrumentos que eu gravei além da bateria ficaram: alguns baixos, todos os bandolins, um violão aqui, uma guitarra ali, percussões…”. A única música recente, feita durante a fase de composição do álbum, é “Ana (Jam)”. Composta e executada em família, tem sua parceira Lia Sabugosa como autora e cantora e a filha do casal, Ana, numa participação especialíssima que reforça o estilo colaborativo e afetivo do disco.

“Lá Pelas Tantas” já está disponível nos aplicativos de música pela gravadora Deck.

Sobre o artista:
Nascido em Salvador, Cesinha estudou na Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, com o professor Fernando Santos, desde os 10 anos de idade. Aos 14, iniciou-se profissionalmente em bares, trios elétricos e acompanhando artistas locais pelo interior da Bahia. Aos 16 anos foi contratado pelos Studios WR, onde gravou diariamente, até os 22, tudo o que aparecia: discos, jingles, trilhas, vinhetas, discos evangélicos, hinos de time de futebol e bandas de coreto, entre outros.

Na WR conheceu Luiz Caldas, com quem fez suas primeiras turnês nacionais. Em 1988, foi convidado por Caetano Veloso para viajar com o show “Estrangeiro”, o que tornou inevitável sua ida para o Rio de Janeiro. Após dois anos e meio, Cesinha, já estabelecido no Rio, seguiu trabalhando na sequência com Kid Abelha (1990/91), Marina Lima (91/92), Ivan Lins (show “Awa- Yiô”, 1993), Marisa Monte (shows “Cor-de-rosa” e “Carvão”, 94/95, e “Barulinho Bom”, 96), Cássia Eller (show “Veneno Antimonotonia”, 97/98) ,Simone (99/2000), novamente Caetano Veloso (show “Noites do Norte”, 2001/2002), Ana Carolina (show “Estampado”, 2004-2006), Vanessa da Mata (show “Sim” 07/08), Maria Gadú (09-14) e Lucy Alves (17-19). Atualmente Cesinha integra as bandas base dos programas “Música Boa ao Vivo” (Multishow), “Encontro com Fátima Bernardes” (Globo) e “The Voice Kids” (Globo).

Ouça o álbum: https://cesinha.lnk.to/LaPelasTantasPR