06 mar Lô Borges lança “Dínamo”, seu novo álbum de inéditas
Lô Borges apresenta “Dínamo” (Deck), seu 15º álbum de inéditas. Nem bem terminou a divulgação de “Rio da Lua” (Deck) — álbum composto em parceria com Nelson Angelo e lançado em abril de 2019 — Lô iniciou a gravação do novo registro. Desta vez a parceria foi com o poeta, compositor e violeiro Makely Ka: natural de Valença do Piauí, radicado há muitos anos em Belo Horizonte.
“Eu estava fazendo o show de estreia do “Rio da Lua” aqui em Belo Horizonte quando eu recebi, via WhatsApp, a primeira letra do Makely Ka. Falei com ele que tinha gostado da composição, que faria a música e o processo começou assim. Eu pensei: ‘poxa, é uma perspectiva para um novo álbum, nesse formato novo para mim que é compor através de mensagens de texto. É a coisa mais interessante que descobri para fazer com o celular, que passou a ter uma utilidade bem mais consistente”, explicou o membro do Clube da Esquina sobre o início dos trabalhos.
O processo de criação adotado por Lô em “Dínamo” foi idêntico ao trabalho feito com Angelo: Makely enviava as letras via mensagem de texto e Lô compunha as melodias imediatamente, devolvendo ao parceiro, pela mesma via, a gravação no formato voz e violão. Favorecendo o dinamismo, o cantor e compositor deixou o seu feeling e a prática de décadas de carreira guiarem-no ao criar as linhas instrumentais. “Fiz 10 músicas em três meses. Toda semana chegavam letras, e aquelas que eu gostava mais eu passava para o meu caderno, com minha caligrafia. Então, eu pegava o violão, começava a inventar acordes e melodias e em 40 minutos já estava tudo pronto. Foi muito intuitivo”, detalhou.
Makely Ka é um dos principais artistas da sua geração, autor de mais de cem músicas gravadas por vários intérpretes brasileiros. Já se apresentou em Portugal, Espanha, Dinamarca, Lituânia, Turquia, Grécia e México. Em 2012 Makely lançou seu quarto disco autoral “Cavalo Motor”, dando sequência à série iniciada pelo álbum-manifesto “A Outra Cidade”, lançado em 2003 coletivamente com Kristoff Silva e Pablo Castro. Detalhe: foi com Castro que Lô desenvolveu um trabalho minucioso de recuperação dos arranjos do lendário “Disco do Tênis” que rendeu muitos shows com teatros lotados pelo Brasil ao longo de 2017 e 2018, além de um CD e DVD gravados ao vivo no Circo Voador (RJ), também lançados pela Deck.
Nas 10 faixas inéditas de “Dínamo”, o piauiense revisita o universo poético do criador de clássicos como “Clube da Esquina nº 2”, “O Trem Azul”, “Paisagem da Janela”, “Um Girassol da Cor de Seu Cabelo”, “Para Lennon & McCartney”, “Quem Sabe Isso Quer Dizer Amor” e tantas outras canções memoráveis do compositor mineiro. Os versos que Makely escreveu para “Dínamo” foram inspiradores para Lô Borges, também compositor de “Aos Barões”, uma das declaradas referências do britânico Alex Turner, do Arctic Monkeys.
O single “Dínamo” conta com a participação especial de Samuel Rosa e já foi lançado, com direito a lyric video, em todas plataformas digitais. O restante do repertório explora as diferentes bagagens e universos entre Lô e Makely Ka. “Apontando o Norte”, “Refúgio”, “Quantos Janeiros”, “Lava do Vesúvio” e “O Caos da Cidade” são algumas das músicas novas. Sem medo de explorar e trabalhar com os mais diferentes parceiros e métodos, Lô Borges afirma que procura simplificar a vida e as canções. Para quem as ouve, porém, a riqueza do trabalho é evidente.
“Dínamo” está disponível em todos aplicativos de música e também em CD. Ouça: https://loborges.lnk.to/DinamoPR
>> Capa e fotos de divulgação
Ficha técnica
Produzido por Lô Borges
Co-produzido por Henrique Matheus
A&R: João Augusto e Rafael Ramos
Coordenação Artística (A&R): Bruno Pegos
Produção Executiva: Marcelo Pianetti
Lô Borges: voz e violões
Henrique Matheus: guitarras
Telo Borges: pianos e teclados
Thiago Corrêa: contrabaixo
Fernando Monteiro: bateria
Nara Torres: percussões
Gravado e mixado por Henrique Matheus no Estúdio Frango no Bafo (BH)
Masterizado por Fábio Roberto no Tambor Estúdio (RJ)
Projeto Gráfico e fotos por João Diniz
Diagramação e arte final por Rodrigo Brasil
Samuel Rosa: artista gentilmente cedido por Sam Music
1. O MUNDO GIRA SOBRE SI (Lô Borges / Makely Ka)
2. DÍNAMO (Lô Borges / Makely Ka) – Participação Especial: Samuel Rosa
3. APONTANDO O NORTE (Lô Borges / Makely Ka)
4. QUANTOS JANEIROS (Lô Borges / Makely Ka)
5. LAVA DO VESÚVIO (Lô Borges / Makely Ka)
6. DESVARIO (Lô Borges / Makely Ka)
7. ALTAJUDA (Lô Borges / Makely Ka)
8. REFÚGIO (Lô Borges / Makely Ka)
9. OUTRA CANÇÃO (Lô Borges / Makely Ka)
10. O CAOS DA CIDADE (Lô Borges / Makely Ka)