Deck lança documentário com bastidores das gravações de Marcelinho da Lua e Mad Professor

Deck lança documentário com bastidores das gravações de Marcelinho da Lua e Mad Professor

Já está disponível no canal da Deck no YouTube, o documentário “Dub U Crazy In Rio”, com os bastidores das gravações ocorridas há 16 anos do álbum “Mad Professor Meets Marcelinho da Lua In a Dubwise Style”, de Marcelinho da Lua e Mad Professor. O repertório chegou recentemente aos aplicativos de música em novos takes, e agora o processo de criação, de 2004, pode ser conferido em cenas de bastidores.

Em 2003, o DJ Marcelinho da Lua lançou seu álbum “Tranqüilo”, chamando atenção do produtor e engenheiro de som guianês Mad Professor, que se juntou ao carioca para remixar o disco ao estilo dub em “Mad Professor Meets Marcelinho da Lua In a Dubwise Style”. A Deck, na última sexta (25), lançou então versões alternativas dessas faixas, em “Mad Professor vs. Marcelinho da Lua Tranquilo Dubs The Alternate Takes”.

O cineasta Jodele Larcher acompanhou as sessões de gravação do disco no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2004, dando origem ao documentário “Dub U Crazy In Rio”. Em meio às diárias de estúdio, Larcher captou os artistas comentando sobre suas carreiras, influências e, claro, sobre o álbum que criaram sob comando do produtor Rafael Ramos. Personagens importantes, como Black Alien, também participam tocando trechos do repertório. Marco Galvão (câmera), Federico Bardini (edição), Paulo Japiassú (legendas) e Lucilia Coelho (produção) completam a equipe técnica do filme.

Apesar de cada vez mais comum em outros gêneros musicais, a ideia de lançar takes alternativos é especialmente importante no dub. Surgido da mescla entre o reggae, ska e música eletrônica, o estilo tem sua criação muito baseada na manipulação de gravações pré-existentes. Assim, o engenheiro de som do estúdio modifica as sessões em tempo real, alterando vocais, pitch e outras características do som. A partir disso, Marcelinho e Mad Professor criaram diversas versões para cada uma das faixas lançadas em 2004, mas várias dessas estavam guardadas até agora.

Ouça o álbum: https://madprofessormarcelinhodalua.lnk.to/TranquiloDubsAlternateTakesPR