Lançamento do single e clipe “Plante A Sua Comida!”

Lançamento do single e clipe “Plante A Sua Comida!”

Lançamento do single e clipe “Plante A Sua Comida!”

Há 7 anos, o músico Teco Martins mudou-se do centro da cidade grande para viver em um endereço sem CEP. Área rural, estrada de terra, em comunhão com as naturezas mais selvagens; “Vim fazer manejos agroecológicos: plantar, cultivar e colher alimentos; direto da fonte!” O resultado da experiência ele compartilha com o público em “Plante A Sua Comida!”, “com exclamação mesmo”, afirma o artista.

Ouça o Single

Canção de cor verde do autobiográfico e multicolorido álbum A Spectrum Solar, a faixa tem referência às trovas de cantadores como Elomar, Vital Farias, Xangai, Geraldo Azevedo e Tião Carreiro, em sintropia com timbres e ritmos contemporâneos como Bregadeira, Pisadinha e Tecnobrega. Já o videoclipe e as artes gráficas foram inspirados nos quadrinhos da Turma da Mônica, “com evidente influência no personagem Chico Bento”, como conta o músico, que se autodenomina “Artista-Agroflorestor”: aquele que cultiva e compartilha alimentos e músicas.

“Produzi esse som com três produtores: Coji e Gustavo, ambos bem mais jovens que eu, produtores de música eletrônica que já viajaram o planeta tocando em festivais High-Tech (Israel, Índia, Europa, EUA, por exemplo) e pedi pra eles que fizessem uma batida contemporânea e popular. O Coji, que é nordestino, sugeriu a “Bregadeira”, uma espécie de filha mais nova do Tecnobrega, mais acelerada e com mais viradas percussivas. Eu adorei! Já o terceiro produtor é o renomado Guilherme Chiappetta, que por sua vez é mais velho do que eu e vem de uma escola bem mais erudita. É formado em faculdade de música e trouxe músicos de altíssimo gabarito para endossar esse som. O resultado é a ponte entre um ritmo popular hiper contemporâneo com instrumentação de músicos muito experientes, mestres casca-grossa, que vem do jazz e da música instrumental virtuosa”, explica.

O principal objetivo, segundo o músico, é fazer com que a obra ajude a popularizar os termos “Agrofloresta” e “Agroecologia”. “Também por essa busca escolhi a estética da Bregadeira e um clipe cheio de memes. É muito importante que as pessoas conheçam essas ciências que, a meu ver, são as únicas esperanças que restam para não vermos uma destruição total da natureza em nosso país pela maneira como o Agrobusiness age. Atente-se aos movimentos de Permacultura e de Agrofloresta, a arte que faz plantar água e alimentos orgânicos ao recuperar ecossistemas. É urgente que haja a união de corações e ações para revertermos toda a destruição causada por nós humanos à natureza. A ciência da Agrofloresta, com seus princípios, processos e práticas é a forma mais rápida, saudável e próspera de reflorestar os biomas degradados por monoculturas e queimadas. Precisamos de uma mudança de conceitos urgente, antes que seja ainda mais tarde. A Agrofloresta é uma revolução social e ambiental, pois é acessível a todas as pessoas, independente de seu status financeiro. E pra quem é empresário do ramo alimentício e que vislumbra o lucro acima de tudo, boas novas: a Agrofloresta é lucrativa, até mais do que a monocultura de alimentos transgênicos, pois adensa, através do processo de estratificação, vários andares de produção alimentícia em um mesmo espaço.”

Além da música e do videoclipe, o artista preparou também uma versão acústica e um mini-doc sobre Agrofloresta, que serão lançados em suas mídias sociais ao longo do mês de abril e uma série de lives em seu Instagram com Agroflorestores de renome no Brasil, como Gudrun Götsch, Antônio Gomides e Sítio Agro Sintropia.