Especial “Elza ao Vivo no Municipal” estreia no YouTube

Especial “Elza ao Vivo no Municipal” estreia no YouTube

Em homenagem ao dia da Consciência Negra, produção gravada no Theatro Municipal será lançada na plataforma

 

Link Youtube | Aberto ao público amanhã (20) a partir das 12h

 

A paixão pela música e a força de Elza Soares (1930-2022) seguem inspirando quem conhece a trajetória de um dos maiores nomes da MPB. Dois dias antes de falecer, aos 91 anos, Elza, mulher negra que enfrentou anos de preconceito, realizou o sonho de eternizar sua música no Theatro Municipal de São Paulo. Os registros desse último show viraram o documentário musical inédito Especial Elza Ao Vivo no Municipal, exibido pela TNT e HBO Max em 2023 e que agora também chega ao YouTube.

Para o Especial, foram selecionadas 15 faixas que percorrem sua vida e sua visão de mundo aos 91 anos. A música “Meu Guri”, que abre o disco, ganhou um clipe inédito com depoimentos de Elza sobre corpo, performance, música, vestes e adereços. “Se Acaso Você Chegasse”, “A Carne”, “Maria da Vila Matilde” e outras aparecem em arranjos que misturam ritmos e repertórios latinos, denunciando o racismo na sociedade brasileira. As canções refletem os desafios enfrentados pela cantora, marcada por sua voz rouca e potente.

Com linguagem de documentário musical, o filme reúne áudios e imagens inéditas de momentos marcantes da vida de Elza, reforçando o caráter documental da obra. Gravado durante a pandemia, com apenas cinquenta pessoas na plateia, o show tem direção musical de Rafael Ramos e roteiro e direção cinematográfica de Cassius Cordeiro.

Depoimentos de amigos da cantora coroam o espetáculo, muitos deles construídos a partir de áudios trocados com Elza ainda em vida. Entre os artistas presentes estão Chico Buarque, Taís Araújo, Caetano Veloso, Lázaro Ramos, Jorge Aragão, Alcione, Rita Lee, Carlinhos Brown, Regina Casé, Maria da Penha e Paulo Gustavo.

Ao encerrar com “Mulher do Fim do Mundo”, Elza diz: “me deixem cantar até o fim”. A cantora morreu em 20 de janeiro, em sua casa, no Rio de Janeiro.

O Especial estará disponível no YouTube a partir do dia 20 de novembro.