Clara Ribeiro lança EP em parceria com Chediak

Clara Ribeiro lança EP em parceria com Chediak

Depois do lançamento do EP “Amor para além do Atlântico Sul”, Clara Ribeiro retorna com seu mais novo projeto, “Desabafos”. Em parceria com Chediak, o álbum chega através do selo Speedtest numa parceria com a Deck.

A cada faixa de “Desabafos”, Clara Ribeiro transforma fragilidade em arte. Entre beats de drum’n’bass, reggae e camadas eletrônicas pouco exploradas no Brasil, a artista abre espaço para mostrar vulnerabilidades, dores e sonhos, costurados em letras de uma entrega sincera da cantora. Foi a partir de um momento difícil na vida de Clara que nasceu “Minha Estrela”, primeira canção feita para o EP “Desabafos. A música, escrita como um rock melódico, inspirado na banda Menores Atos, ganhou nova forma em batidas eletrônicas e abriu caminho para um mergulho profundo de Clara em seu íntimo.

“Desabafos é literalmente um desabafo. São músicas que mostram minhas dores, meus processos, minhas inseguranças e também minha força. É um trabalho onde me permito ser frágil, mas também corajosa”, conta a artista.

Ao lado de Chediak, Clara encontrou não apenas um parceiro musical, mas alguém disposto a expandir fronteiras. O EP transita entre gêneros da música eletrônica pouco explorados em território brasileiro, trazendo um autêntico frescor para a pista.

“O que me fascina nesse projeto é que ele foge do óbvio. A gente experimentou caminhos que não eram comuns na cena e, ainda assim, conseguimos manter a sinceridade das letras e dar muito espaço para a voz da Clara brilhar”, explica o produtor.

O processo foi de troca constante, Chediak trouxe beats, samples raros de vinis japoneses, composições próprias, e até inclusão de um coral infantil em uma das faixas, enquanto Clara moldou arranjos, letras e interpretações para que o resultado tivesse sua marca. Para ele, o que torna o projeto singular é a mistura de sinceridade e ousadia.

São músicas que atingem qualquer pessoa, pela simplicidade e verdade das letras, mas ao mesmo tempo exploram territórios sonoros inéditos no Brasil. É um trabalho bonito justamente por não ter medo de arriscar”, destaca o produtor.

Em “Escudo”, por exemplo, Chediak escreveu a letra inspirado pelo filme de Bob Marley. Já em “Lágrimas”, a cantora convidou o compositor Maui para traduzir em versos histórias de adolescência e de reconhecimento enquanto mulher negra. O resultado é um retrato coletivo e sincero de dores compartilhadas.

“Desabafos é um EP de coragem. Canções que não têm medo de mostrar fragilidade e, ao mesmo tempo, ousam explorar novas sonoridades. É um trabalho que se abre para o íntimo e se conecta com qualquer pessoa que já precisou se refazer a partir da dor”, resume Clara.

Com quatro faixas intensas e experimentais, “Desabafos” é um convite para ouvir o que pode nascer quando a dor se transforma em canção, um retrato sincero de Clara Ribeiro e Chediak em sua forma mais crua.