23 ago Lô Borges – Tobogã
Posted at 00:00h
in
- Vou Ventando Pra Você
- Tobogã - Fernanda Takai
- Minas e Marte
- Pouso da Manhã - Manuela Costa
- Esqueça Tudo
- Presente
- Amor Real - Fernanda Takai
- Teia
- Colar de Cobre
- Poema Secreto
- Até a Terra Balança
- Na Curva de um Rio
Lô Borges lança “Tobogã”, o 16º álbum de composições inéditas de sua carreira. Desde “Um Dia E Meio” (2003), quando retomou parcerias importantes e estabeleceu novas, Lô Borges manteve um ritmo de trabalho impressionante, lançando um disco por ano desde 2019. “Compor, fazer música é uma coisa imperiosa para mim. É como beber água”, revelou o cantor mineiro recentemente.
O processo criativo de Tobogã teve um início inusitado em 2023, fruto de uma amizade à distância, sustentada por correspondências online, com a médica e poeta Manuela Costa, uma conhecida de longa data. “Fiquei impressionado com os poemas que ela me enviou. Eram criativos, surpreendentes. Até que um dia, falei: vamos inverter esse negócio? Vou mandar uma música para você fazer a letra. Vamos ver se conseguimos nos tornar parceiros” explicou Lô.
A provocação funcionou e assim eles foram compondo. O repertório com doze canções inéditas foi concluído dessa forma, sem a presença física dos dois — ele em Belo Horizonte, ela em Brasília. A produção ficou a cargo de Lô Borges e dos músicos Henrique Matheus (guitarras e encarregado das gravações e mixagens) e Thiago Correa (baixo, teclados e percussões). Na bateria está Robinson Matos, completando o núcleo responsável, trabalhando com autonomia no sound design do disco, (instrumentação, sonoridades e texturas finais dos arranjos).
As participações de Fernanda Takai, cantora e compositora do Pato Fu, nas faixas “Tobogã” e “Amor Real”, e de Manuela Costa, poeta e parceira, em “Pouso da Manhã”, acrescentam beleza às
linhas vocais de cada verso, encaixando-se perfeitamente com a voz de Lô.
Podemos afirmar, sem sombra de dúvida, que Tobogã é um trabalho atemporal, sensível e emotivo, produzido com delicadeza e inspiração. É a confirmação de que Lô Borges continua em plena forma do alto de seus cinquenta e dois anos de carreira.